top of page
  • Foto do escritorRenata Caroline Gomes Bastos

Como fazer uma procuração na Argentina?




Em primeiro lugar, vou começar explicando a situação que me levou a escrever esse post (atenção que isso pode acontecer com você):

Antes de vir para a Argentina, eu deixei uma procuração com o meu pai, dizendo que ele tinha plenos poderes para movimentar minhas contas em dois bancos no Brasil. (Sou virginiana, tinha q me preparar caso tivesse algum problema com grana, ne?)Depois de 4 anos vivendo na Argentina, eu precisei abrir conta em mais dois bancos, de forma online. A gente sabe que para virar cliente, é tudo lindo ne? Fiz tudo online por aplicativo. Até que um dia… Esqueci a minha senha e bloqueei o aplicativo.


Meu pai foi ao banco tentar resolver, mas não aceitaram a procuração que eu deixei com ele, pois não especificava esse novo banco. E sabe qual a única saída que o banco me deu? Ir PESSOALMENTE à agência fazer uma nova senha (emoji de palhaço aqui).

Obviamente eu não iria fazer isso, mas estava com o dinheiro do meu salário preso. Foi então que uma amiga me disse que no Consulado de Buenos Aires, conseguimos fazer uma procuração para enviar ao Brasil, e ainda sai bem mais barato! (Obrigada Lili, salvou minha vida)


COMO FAZER A PROCURAÇÃO?

Detalhe importante: Apesar de existirem consulados brasileiros em diversas cidades da Argentina, o único que faz essa procuração é o de Buenos Aires. Mas não se preocupe, 90% do processo é feito online.


Primeiro passo: Entrar NESSE LINK e escolher a opção “procurações”.A partir DESSA JANELA, você faz o seu login. Esse sistema é do gov.com, então a sua senha é a mesma que você usa para fazer qualquer coisa referente ao governo, tipo o documento do carro.


Segundo passo: Preencher o formulário de procuração que eles fornecem no site. O preenchimento ser online mesmo, mas no dia você precisa levar impresso.Nesse passo, tem um campo para você escrever o texto da sua procuração, onde você vai especificar todos os detalhes do que você quer dar de poderes ao procurador (pode pesquisar um modelo no google e pedir para algum advogado revisar).


Terceiro passo: Anexar as fotos dos documentos que você citou na procuração.


Quarto passo: Receber os e-mails do consulado dizendo que revisou os seus documentos e enviando os dados bancários para você pagar a procuração por meio de transferência. Custa média 3500 pesos. Depois de pagar, é só enviar o comprovante respondendo o e-mail.


Quinto passo: Você vai receber um outro e-mail com o rascunho da sua procuração. Revise bem se os dados estão corretos, pois depois desse passo não poderá mais editar nada. Responda o e-mail dizendo que está tudo ok.


Sexto passo: Agendar dia e hora que você irá ao consulado assinar e buscar a sua procuração. Esse agendamento é feito por um link no e-mail que você vai receber do consulado, e a data pode ser de até 3 ou 4 semanas pra frente. Agende assim que receber esse e-mail, porque só disponibilizam 1 turno por dia.


Depois disso, é só ir ao consulado no dia e hora marcados e buscar a sua procuração para enviar ao seu procurador no Brasil. Não esqueça de levar o seu documento (que você anexou no pedido) e o formulário impresso.

Espero ter ajudado a diminuir a dor de cabeça de alguém! haha


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page